Dar es Salaam / Viagem para Arusha - Tanzânia
- Jorge Yuri
- 15 de fev. de 2016
- 2 min de leitura
Dar es Salaam foi a quinta parada da Reviravolta. A capital da Tanzânia é Dodoma, mas a cidade mais importante do país é Dar es Salaam (mais conhecida somente como Dar) e é lá que se encontra o maior aeroporto internacional da Tanzânia, que mesmo sendo internacional, parece mais um aeroporto de pequeno porte. Não queríamos ficar em Dar, pois sabíamos que não tinha nada para fazer, mas na Tanzânia as coisas não são fáceis. Nosso destino era Arusha (cidade base para os safaris), que fica a 625 Km de Dar, mas na Tanzânia os ônibus não circulam à noite, então os ônibus que saem de Dar para Arusha saem no começo da manhã, para dar tempo de chegar em Arusha no final do dia/começo da noite. Nosso voo chegou em Dar às 09h45 da manhã, então por mais que corrêssemos, não chegaríamos na rodoviária a tempo de pegar o último ônibus para Arusha que é às 10h00, então o dia perdido em Dar seria inevitável. Aproveitamos este dia sem nada para fazer para comprar algumas coisas que faltavam para o safari, algumas guloseimas para comer durante a viagem e para se acostumar um pouco com o país.
Nosso ônibus para Arusha era às 07h00 da manhã, mas por orientação do hotel que ficamos, chegamos na rodoviária às 05h30 para evitar qualquer problema. Depois de algum tempo de espera, o nosso ônibus chegou e para nossa surpresa o ônibus tinha ar-condicionado e era fabricado pela Marcopolo (empresa brasileira de carrocerias para ônibus).
A viagem começou tranquila e com o ônibus sem muitos passageiros, mas logo percebemos o porquê. Nos primeiros quilômetros o ônibus parecia mais um ônibus circular e a cada 5 min ele parava para pegar alguém. A cada parada era a mesma coisa, muita gente vendendo de tudo (bebidas, manga, tomate, castanha, etc) e quando eles viam que era estrangeiro faziam fila na janela. Depois da primeira hora o ônibus parou de pegar gente, mas aí o trânsito apertou e como era uma estrada de mão dupla e com muitos caminhões era difícil para o ônibus andar. Resultado disto tudo, o ônibus demorou 2h30 para andar 60 km. Ok .... Só faltavam 565km.
Depois dos 60 km iniciais de muita demora, finalmente o ônibus pegou uma outra estrada e começou a andar. 3h30 de viagem, hora da parada para o banheiro pois o ônibus não tinha banheiro e advinhem, mais vendedores ... 5h30 de viagem, parada para o almoço. O lugar até que não era ruim e até comemos um frango com batata frita ... 8h00 de viagem, o ônibus para bruscamente na beira da estrada (a estrada não tinha acostamento) e algumas pessoas descem, quando vemos, era uma parada improvisada para ir no banheiro. 8h30 de viagem, teoricamente estaríamos para chegar, pois nos disseram que a viagem demoraria 9h, mas quando olhamos no GPS faltava 200 km ainda. 10h30 de viagem e ainda faltava 100 km. 11h30 de viagem e ainda faltavam 30 km e o ônibus começou a parar em vários lugares para deixar gente. 12h30 de viagem e finalmente o ônibus chegou à Arusha. Com certeza foram os 625 Km mais longos que passamos, mas foi uma experiência interessante.
Aqui abaixo, algumas fotos que tiramos durante a viagem:
Opmerkingen