top of page

Atenas - Grécia

  • Jorge Yuri
  • 3 de jan. de 2016
  • 2 min de leitura

Atenas foi a primeira parada da Reviravolta ao Mundo e foi uma grata surpresa. Na verdade Atenas não estava no roteiro inicial da Reviravolta, pois queríamos evitar a Europa com o seu inverno rigoroso nesta época do ano, mas todos os voos em conta que achávamos para o Cairo, tinha Atenas como conexão. Com isso, decidimos parar em Atenas por 3 dias, para num futuro quando visitarmos a Grécia novamente, irmos direto para as ilhas.

Demos muita sorte e mesmo no inverno pegamos 3 dias de temperaturas agradáveis e pudemos caminhar a vontade nas suas ruas arborizadas e cheias de histórias.

Para os amantes de história, Atenas por si só já vale a visita, pois é muita história numa cidade só, mas Atenas não é só isso. Muita agitação, boa comida e preços competitivos atraem tanto quanto a sua história.

A crise que assola a Grécia depois de alguns anos é bem perceptível: muitas lojas fechadas, prédios abandonados, muita gente pedindo dinheiro nas ruas, muitos idosos trabalhando, monumentos históricos abandonados, etc. Isso atrapalhou um pouco nossa visita. O governo, quando paga os funcionários públicos, não paga o abono para eles trabalharem aos domingos, com isso, eles não trabalham aos domingos e todos os monumentos ficam fechados. Como chegamos na sexta-feira (25/12) à noite e dia 26 de dezembro é feriado na Grécia, só tivemos a segunda-feira para entrar nos monumentos.

O que a Reviravolta recomenda

⁃ caminhe pelas ruas de Atenas sem um destino, apenas apreciando as suas ruas arborizadas e de a arquitetura agradável

⁃ aproveite um final de tarde e vá até a costa para apreciar o pôr do sol no mar Egeu

⁃ coma um "souvlaki" de qualquer coisa

Curiosidades

Laranjeiras: Atenas tem laranjeiras por toda a cidade. De acordo com o nosso guia, as laranjeiras foram trazidas da Espanha na década e 60. Ninguém come as laranjas, pois elas são muito ácidas e podem ter um efeito "laxativo".

E a crise: Todos os cafés e restaurantes que passamos estavam muito lotados e não só de turistas, pois a maioria pareciam ser locais (pareciam que falavam grego). Num país com o desemprego real beirando os 75% (segundo nosso guia), aonde eles arrumam dinheiro ?

I speak english: Impressionante como todo mundo fala inglês na cidade. Mesmo nos esforçando para aprender algumas palavras em grego, nunca usávamos.

Pagar passagem pra que: No único ônibus que pegamos, tentamos comprar passagem direto com o motorista e ele não vendia, mas mandou nós entrarmos no ônibus. Depois que vimos que ninguém pagava ficamos mais tranquilos.

 
 
 

Comentarios


© 2016 por Renata Cunha e Jorge Yuri.

  • b-facebook
  • Instagram Black Round
  • Google+ - Black Circle
bottom of page